O cerne da inovação com tecnologia está no desenvolvimento
de actividades práticas com / para os alunos. A sua integração eficaz,
contribuindo para aprofundar e melhorar os processos de aprendizagem, passa
pelo uso rotineiro e transparente. Só assim, utilizando em todas as ocasiões,
se pode extrair da sua utilização os ambientes ricos que estas nos
proporcionam.
Outra ideia importante é a partilha de experiências e apoio mútuo
entre professores. O crescimento educativo das tecnologias dá-se quando as
adaptamos integramos e interagimos com as mesmas; Trata-se de, testar e refazer
se for preciso, até ao ponto de
professor e alunos sentirem que fizeram melhor. Todo este processo fica mais
enriquecido e facilitado pela partilha.
Freitas, J. C. (2011) TIC e Inovação. (Recuperado em 2013, Janeiro)
Antes de mais nada, deixa-me dar-te os parabéns pela beleza imediata do teu blogue! :-)
ResponderEliminarMuito bem estruturado!
Concordo quando se diz que a educação tem que passar necessariamente pela inovação e mais radicalmente por uma revolução! E nós como impulsionadores desta máquina, temos que ajudar a dar esse empurrão e contribuir para a dita evolução!
Mais uma vez, parabéns pelo blogue! Está giríssimo :-)
Gosto quando te referes a nós professores como "impulsionadores desta máquina" :)
EliminarJá estive aqui e escrevi um comentário muito mas muito lisonjeador...no entanto não foi publicado :-(
ResponderEliminarMas digo-o outra vez, acho que o teu blogue está uma maravilha!!!
Concordo quando se diz que a educação tem que passar pela inovação e sobretudo por uma revolução! E cabe-nos a nós impulsionar essa inovação/revolução.
Em relação à partilha de experiências e apoio mútuo entre professores sempre achei que deveria ser um imperativo! Mas infelizmente, há colegas que não gostam de partilhar nem de apoiar...é pena!
Olá colega, adorei o seu blog! Gostei muito do texto e da comparação com a cebola... e concordo quando diz, que deverá haver partilha de experiências entre os colegas / professores. Acredito que com a criação destes blogues essa frase se torne numa realidade.
ResponderEliminarFátima Jasmins
A comparação com a cebola é da autoria do prof. João Freitas.
EliminarBlogue muito apelativo e com ligações interessantes. Sobre o artigo, a inovação das TIC na escola é a lógica da cebola, onde o Projeto Educativo se encontra na camada exterior, e os diversos níveis de ação dentro da comunidade escolar são as camadas seguintes do vegetal. Resta saber se tem as mesmas consequências quando cortamos a cebola....
ResponderEliminarBom fim de semana
Francisco
Sim, compreendo ;)
EliminarMas também quando se corta fica mais evidente o "centro" onde tudo começa e germina e também a "estrutura " em camadas.
Olá! Adorei o teu blogue...gosto muito do nome...e da introdução que fizeste foi...
ResponderEliminargostei...Parabéns
Obrigada Irene.
EliminarOlá Eugénia, não querendo ser repetitiva, o blogue está muito giro. E o aquário dá-lhe um toque fabuloso.
ResponderEliminarQuanto à cebola... estava aqui a pensar se para trabalhar as várias camadas não vamos ter de chorar um bocadinho! Lol
Tal como a Sandra disse, depois deste mestrado, a nossa responsabilidade em todo este processo, parece-me ter crescido, deixamos de ser "ignorantes", a partir daqui, continuamos a deixar as coisas como estão, ou iniciamos nós a revolução.
Olá Eugénia, vou fazer questão de ser repetitiva!
ResponderEliminarGosto muito das imagens do teu blogue. Como todos sabemos uma imagem vale mais do que mil palavras, e o teu blogue transmite um pouco de tudo, desde música, matemática, química, língua portuguesa... Adorei!
Relativamente à cebola...
Como temos vindo a constatar ao longo deste mestrado, acho que temos uma responsabilidade acrescida para começarmos ou continuarmos a tarefa de "Infetar" os nossos colegas e até mesmo os nossos alunos com este novo modelo de ensino.
Poderá ser um pouco difícil, mas um dia lá conseguiremos chegar.